29 de agosto de 2010

Homens...

Muitas pessoas têm o costume de achar que os homens se vestem bem mais facilmente do que as mulheres, doce ilusão delas. Apesar de o guarda-roupa masculino ser bem menos diversificado, não significa que qualquer coisa que eles vestirem vá ficar bom, ou seja, os homens por terem o armário com menos opções também podem se equivocar na hora de se vestir. Sendo assim, resolvi colocar no blog dicas do universo da moda masculina. Por este motivo, o tema será trajes de festas e eventos ocasionais.

Sabe aqueles eventos que ao recebermos o convite devemos decifrar e interpretar o que está sendo dito? Esses eventos, geralmente, vêm com o traje descrito e pré-determinado no convite. O que de certa forma, pode causar mais segurança na hora de se vestir por já deixar pré-definida a roupa que deve ser usada. Mas, será que mesmo sabendo o que deve ser usado o traje que você imaginou está realmente adequado à ocasião?

Foi vendo a dificuldade de amigos e familiares em decifrar esses “códigos” que resolvi colocar aqui uma breve explicação da roupa adequada para cada eventualidade.


Eventos com traje esporte

Apesar de ser considerado traje esportivo, não devemos levar sua “tradução” ao pé da letra. O real significado do traje esporte nada mais é que um evento informal, ou seja, a roupa adequada é aquela em que há o blazer e a camisa social sem a gravata.

Caso você conheça o local do evento e saiba a real ocasião daquele evento estar acontecendo, você pode trocar a calça social por uma calça jeans. Entretanto, lembre-se: não é porque o traje é esporte que você pode ir de tênis. Nessas ocasiões os tênis devem ser deixados de lado e trocados por um sapatênis, dock sider ou mocassim.




Eventos com traje passeio

Os eventos com traje passeio, no Brasil chamado equivocadamente de “esporte
fino”, é conhecido também em francês como “tenue de ville”. Este traje é indicado para eventos mais informais e que ocorrem durante a luz do dia. Este sim, é um traje que podemos levar seu significado ao pé da letra, ou seja, o traje passeio, nada mais é do que um blazer com uma calça social, camisa de cor clara e uma gravata mais descontraída.





Eventos com traje passeio completo


Quando você receber um convite em que o traje é passeio completo, pode interpretar como “venha de terno escuro e formal”. As cores mais indicadas para o terno nesses tipos de eventos são o azul marinho bem escuro e o grafite. As camisas devem ser brancas ou de um tom de azul bem claro com uma gravata discretamente estampada.

Eventos com Traje a Rigor

Também conhecido como Black tie e "Habillé", em francês, pode concluir que o traje já está formalizado. Este é um tipo de traje que dificilmente haverá erro na hora de se vestir. Ao ler black tie, lembre-se é um evento em que a roupa deve ser somente o smoking e a gravata borboleta. Lembra-se dos erros que eu falei? Pois é, alguns inventam de colocar faixas e gravatas coloridas de cetim, mas o evento com traje a rigor não permite essas variações.





Eventos com Traje de Gala





Muito incomum no Brasil, os eventos a gala pedem uma roupa composta por uma casaca, aquele paletó preto com cauda bipartida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alta com as pontas viradas.

Um comentário:

Van disse...

uhulll Rá! você arrasa!
Seu blog tá de parabéns!!!
beijosss